Museus da América Latina
Museu Histórico do México |
Lembro de uma aula na faculdade de História na década de 1990, quando minha professora contou que, em uma viagem para a Argentina, estando ela em um grupo de professores de lá e de outros países, ela mencionou que gostava de música latino-americana. Alguém do grupo perguntou de quais compositores e cantores ela mais gostava. Ela falou em Atahualpa Yupanqui, Astor Piazzola e outros. O interlocutor então quis saber se ela não gostava de música brasileira. Nesse momento, ela percebeu que não considerava música brasileira como latino-americana. E perguntou se nós nos considerávamos latino-americanos. A minha resposta foi não. Por algum motivo, mesmo olhando um mapa múndi e vendo o Brasil gigante na América Latina não me considerava latino-americana.
Já é clichê dizer que o Brasil está de costas para a América Latina. Isso tem uma explicação histórica. Um artigo de Leslie Bethel explica que o termo América Latina foi criado pelos franceses durante a intervenção francesa no México (1861-67) para a América Espanhola, e até meados do século XX, quando os Estados Unidos e o resto do mundo começaram a pensar o o Brasil como parte integrante da América Latina. Mas Bethel afirma que até hoje os governos e parte da intelectualidade brasileiros continuam sem a convicção desse pertencimento.
Museu Nacional da Imigração em Buenos Aires |
Tudo isso, pois, depois da apresentação dos colegas sobre o Museu Histórico do México e o Museu Nacional da Imigração em Buenos Aires, percebi que conheço pouquíssimos museus dos países da América Espanhola. E, na verdade, conheço muito poucos países da região. Países que estão aqui ao lado. Que têm problemas sociais e econômicos parecidos com os do Brasil. Cuja língua é possível entender. Eu conheço a Ellis Island em Nova Iorque, mas não conheço o Museu da Imigração em Buenos Aires. Eu conheço o Museu Histórico da Alemanha em Berlim, mas não conheço o Museu Histórico do México.
Creio que temos que parar de buscar modelos na Europa e nos Estados Unidos e descolonizar o nosso olhar. Já decidi que minha próxima viagem será para a América Latina, a qual pertenço, e cujos museus quero muito conhecer.
Bibliografia
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de "América Latina" em perspectiva histórica. Estudos históricos (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 22, n. 44, p. 289-321, Dec. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862009000200001&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Oct. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-21862009000200001.
Comentários
Postar um comentário